Programa “EU PASSO”

Escrito por TRIM. Publicado em Saúde e Ambiente

O programa “EU PASSO” surgiu como uma nova oportunidade para melhorar o desempenho ao nível das temáticas a abordar na disciplina de Educação para a Cidadania, nomeadamente nas atitudes e valores que ajudem os alunos a fazer opções e a tomar decisões adequadas à sua saúde e ao seu bem-estar físico, social e mental, bem como a saúde dos que os rodeiam,tornando-os agentes participativos e ativos na comunidade em que se inserem.
O programa "EU PASSO" é um programa que tem como objetivo geral a promoção de hábitos de vida saudáveis e ainda de competências psicossociais reduzindo, deste modo, a percentagem de crianças que não vêm a alimentação, a atividade físcia, o estudo, a higiene e a componente social como áreas fundamentais para o seu desenvolvimento.
Durante a aplicação do programa a intervenção direta em sala de aula da psicóloga Marta Costa da Cruz, da Associação Prevenir, foi curcial, não só para uma motivação inicial aos temas mas também para uma transmissão da componente teórica importante neste tipo de abordagens.
No passado dia 5 de junho, a Associação Prevenir realizou uma cerimónia de encerramento do programa. Estiveram presentes os representantes das entidades que apoiam os programas: Sr. Vereador Frederico Pinho de Almeida - Câmara Municipal de Cascais e Sr. Presidente Pedro Morais Soares - Junta de Freguesia Cascais e Estoril, professores, alunos e respetivos familiares. A Ibn Mucana fez-se representar pelas professoras que aplicaram o programa ao longo deste ano letivo: Maria de Lurdes Zagalo (5ºA), Carla Pereira (7ºF), Isabel Costa e Rosário Valente (7ºA) e ainda pos duas alunas do 7ºA.
"No projeto EU PASSO, desenvolvemos cinco áreas : área : social alimentação o estudo o desporto e a higiene que formam a palavra saúde que é o principal objetivo do projeto.
No social, falamos sobre a familia e sobre os amigos que são as pessoas mais importantes para nós, fizemos duas atividades uma delas em que os pais participaram.
Na Alimentação falamos sobre os hábitos alimentares que devemos ter.
No estudo falamos sobre as melhores formas de estudar.
No desporto tivemos como tema saber qual o nosso desporto favorito.
Na higiene abordamos o tema de forma mais detalhada , sendo o tema muito importante. 
Fizemos uma atividade que envolvia um teatro que pretendia sensibilizar para a importância da higiene pessoal.
Gostamos muito de participar neste projeto pois sensibilizou-nos para a importância de cada um dos temas." (Beatriz e Mafalda do 7ºA)